Para entendermos melhor o que é literatura de cordel precisamos voltar um pouco na história. Tudo começou por volta do século XVI em portugal onde trovadores portugue- ses começaram a fazer alguns relatos orais e, em seguida esses relatos eram impressos em folhetos e expostos à venda pendurados em barbantes ou cordas bem finas chamadas de “ cordel”. Nascia então o gênero literário batizado de “ Literatura de cordel”.
Em terras brasileiras o cordel desembarcou pela primeira vez em salvador através dos nossos colonizadores que eram apaixonados pelos livretos. Ta aí um dos motivos que levaram a literatura de cordel a ter maior expressão aqui no nordeste.A poesia de cordel se destaca pelo tom humorístico e sua simplicidade na maneira de abordar temas polêmicos como religião, lendas, críticas sociais e biografias.
A cultura de vender os cordéis pendurados em barbantes nas feiras vem acabando, porém ainda é possivel encontrar os pequenos livretos em algumas feiras livres do Nordeste, bem como em eventos culturais e praças públicas.
Manter a literatura de cordel viva não é uma tarefa fácil já que vivemos em tempos tão modernos, diferente de outrora. Sabendo disso, resolvi criar este blog para dar a minha pequena parcela de contribuição no fortalecimento desta cultura que tanto diz respeito a cada um de nós.
Quem planta o bem, colhe o bem
ResponderExcluirÊis a máxima preciosa,
Pois eu nunca vi ningém
Plantar cravo e colher rosa!
Parabéns caro colega Cristiano pelo resgate da nossa cultura popular. Literatura de Cordel também é CULTURA!!! Ass. José Rodrigues - Professor e Cordelista de Nova Fátima/BA.
Obrigado pela visita e pelo prestígio José Rodrigues. Durante a adolescencia fui influenciado por alguns poucos poetas e você com certeza foi um deles. O meu primeiro contato com um cordel foi ainda criança quando alguém me emprestou um livro seu! Você um dia plantou o bem, e hoje ja vemos frutos desse plantio. Espero também poder despertar em outros jovens o interesse pela leitura, escrita e cultura do nosso município. Sinta-se a vontade pra visitar e inserir postagens aqui no blog quando quiser.
ResponderExcluirUm abraço!
É maravilhoso sentir, é maravilhoso saber que nesse universo das artes, nesse mundo contemporâneo em que vivemos, onde a mídia massificada pela globalização valorizam elementos culturais de outras origens, existem pessoas como você; Um artista nato que busca em sua símples, dinâmica e objetiva criatividade, transmitir e valorizar a nossa cultura popular, que é a Literatura de Cordel. E é nesta perspectiva de vida que os valores culturais do nosso povo são constituídos,com orgulho de ser nordestino, com orgulho de ser CORDELISTA, contribuindo assim, na formação cultural, social e intelectual do nosso povo, da nossa sociedade. Numa demonstração de que faz parte de uma cultura viva no mundo literário do nosso país!
ResponderExcluirobrigado professor por esse desempenho de tentar manter a literatura de cordel ainda viva.Apesar de muitos estarem esquecendo como e divertido ler essas interresantes e engraçadas.
ResponderExcluirValeu Jeff pela força!!
ExcluirEntendo que se cada um de nós der a nossa parcela de contribuição, a literatura de cordel nunca se acabará!!
Volte sempre!
http://re-temporalizando.blogspot.com.br/
ResponderExcluir