Para entendermos melhor o que é literatura de cordel precisamos voltar um pouco na história. Tudo começou por volta do século XVI em portugal onde trovadores portugue- ses começaram a fazer alguns relatos orais e, em seguida esses relatos eram impressos em folhetos e expostos à venda pendurados em barbantes ou cordas bem finas chamadas de “ cordel”. Nascia então o gênero literário batizado de “ Literatura de cordel”.
Em terras brasileiras o cordel desembarcou pela primeira vez em salvador através dos nossos colonizadores que eram apaixonados pelos livretos. Ta aí um dos motivos que levaram a literatura de cordel a ter maior expressão aqui no nordeste.A poesia de cordel se destaca pelo tom humorístico e sua simplicidade na maneira de abordar temas polêmicos como religião, lendas, críticas sociais e biografias.
A cultura de vender os cordéis pendurados em barbantes nas feiras vem acabando, porém ainda é possivel encontrar os pequenos livretos em algumas feiras livres do Nordeste, bem como em eventos culturais e praças públicas.
Manter a literatura de cordel viva não é uma tarefa fácil já que vivemos em tempos tão modernos, diferente de outrora. Sabendo disso, resolvi criar este blog para dar a minha pequena parcela de contribuição no fortalecimento desta cultura que tanto diz respeito a cada um de nós.